Na pratica as empresas classificam suas empresas de diversas maneiras, não existe uma classificação rigida:
- Sistemas de Informações Operacionais ( SIO ): Contemplam o processamento de operações e transações rotineiras quotidianas em detallhes, incluindo todos procedimentos , auxiliam a tomada de decisão do corpo técnico ds unidades departamentais. As informaçõpes são apresentadas de maneira detalhada e analitica, Ex.:
- O salario, o provento, o nome do funcionário
- Contas a pagar e receber: O valor do titulo, a data de vencimento.
Os SIOS são a parte centeal da maioria dos sistemas de informação nas empresas e contemplam toda a parte basica do funcionamento operacional.
Sistemas de Apoio a Gestão Empresarial (SIG ): Responsaveis pelo processamento de grupos de dados das operações e transações operacionais transformando-os em informações agrupadas para a gestão.
Auxiliam a toma de decisão do corpo gestor das unidades departamentais, em sinergia com as demais unidades.
EX.: Planejamento e controle de produção: total da quantidade produzida, Faturamento: valor do faturamento do dia, valor acumulado do mês.
Sistemas de Informação Estratégicos( SIE ): Sistemas de informação executivos ou sistemas de suporte a decisão estratégica, contemplam o processamento de grupos de dados das operações e transações gerenciais, transformando-os em informações estratégicas.
Os SIES trabalham com os dados no nivel macro, filtrados das operações das funções empresariais visando auxiliar os processos de tomada de decisão da alta administração, formada por Presidentes, Diretores, Socios, Acionistas, Proprietarios, Assessores, etc.
Ex.: Folha de pagamento, encargos sociais, imposto com fluxo de caixa.
Para garantir a qualidade em processos e produtos empresariais, esses sistemas devem funcionar em sinergia, isto é, com coerencia, integração, relação horizontal e vertical. Devem acaompanhar o dinamismo empresarial com melhorias e /ou implementações, manutenção para atender a Legislação e eventuais correções de erros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário